Livro acessível: o encantamento na ponta dos dedos

Autores

  • Claudia Rodrigues de Freitas UFRGS
  • Fernanda Cristina Falkoski UFRGS
  • Sheyla Werner Freitas UFRGS
  • Danielle Celi dos Santos Scholz UFRGS
  • Joseane Frassoni dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.44

Palavras-chave:

Livros Acessíveis, Literatura, Educação Especial.

Resumo

O presente texto analisa uma pesquisa/extensão organizada na Universidade tendo como objetivo problematizar e elaborar livros acessíveis para crianças. As ações foram desencadeadas em dois módulos e fizeram parte do processo estudantes de graduação, professores universitários e da educação básica e alunos da pós-graduação (mestrado e doutorado). Como referenciais teóricos foram utilizados Nuernberg ao tratar da percepção visual e tátil, Vigotsky ao abordar o sociointeracionismo e a linguagem, Cardeal em relação às ilustrações táteis em livros e Abramovich ao sustentar o livro como objeto de encantamento. Como metodologia de trabalho foram realizados encontros semanais para o grupo proponente e quinzenais para os extensionistas. Os encontros eram pensados em tempos que permitiam estudos teóricos assim como a produção e análise de livros com ilustrações táteis. A partir da análise do processo de pesquisa e produção de livros alguns indicativos foram reconhecidos como úteis na elaboração de um livro acessível: definir a história e escolher previamente os materiais a serem utilizados; refletir sobre a organização e distribuição das ilustrações táteis do livro; definir qual a cola adequada a partir de testagens; a escrita, ao ter delimitado um espaço fixo na diagramação das páginas do livro permite a criança, a possibilidade de buscar o texto mesmo se desprovida do recurso da visão. A história foi escrita com textos em tinta e em braille. As crianças que tiveram acesso aos livros produzidos pelo grupo demonstraram o seu encantamento em usa-los.

 

Biografia do Autor

Claudia Rodrigues de Freitas, UFRGS

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa “Educação Especial e Processos Inclusivos”. Possui Pós-doutoramento no campo da Educação Especial-UFRGS. Professora na FACED/PPGEdu/UFRGS. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar – NEPIE/FACED/UFRGS.

Fernanda Cristina Falkoski, UFRGS

É Mestranda em Educação. Licenciada (2012) em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva - FAMEPLAN. Mestranda em Educação Pela UFRGS. Desenvolve trabalhos sobre educação de surdocegos, aquisição de linguagem, alfabetização, língua de sinais e tradução/interpretação educacional. Tem experiência docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras como primeira e segunda língua, e como tradutora e intérprete de língua de sinais da Educação Infantil ao Ensino Superior..a

Sheyla Werner Freitas, UFRGS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS (2016). Foi Residente Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS atuando com crianças, jovens e adultos da rede de saúde mental de Porto Alegre e Novo Hamburgo, com experiência no Sistema de Medidas Socioeducativo. Atualmente é professora no Colégio La Salle Canoas.

Mestranda em Educação - UFRGS

Danielle Celi dos Santos Scholz, UFRGS

Enfermeira formada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviço de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Atualmente atuando como Apoiadora Institucional na Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental no município de
Canoas/RS.

Joseane Frassoni dos Santos, UFRGS

Mestranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação complementar na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER - Argentina). Possui Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) e do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) atuando como pesquisadora na área da Educação, com ênfase nos sujeitos com deficiência e nos processos inclusivos. Possui experiência na área de Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos