Accessible book: enchantment at the fingertips

Authors

  • Claudia Rodrigues de Freitas UFRGS
  • Fernanda Cristina Falkoski UFRGS
  • Sheyla Werner Freitas UFRGS
  • Danielle Celi dos Santos Scholz UFRGS
  • Joseane Frassoni dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.44

Keywords:

Accessible Books, Literature, Special Education.

Abstract

This study analyzes a research/extension organized in the University, which aimed at discussing and elaborating accessible books for children. The actions happened in two modules and were carried by undergraduate students, university professors, basic education teachers, and graduate (masters and doctorate) students. The theoretical framework for the research are the studies of Nuernberg (on visual and tactile perception), Vigotsky (on social interactionism and language), Cardeal (on tactile illustrations in books), and Abramovich (on supporting the book as an object of enchantment). The working methodology was based on weekly meetings of the proposing group and biweekly meetings for the extension group. The meetings happened in times when the theoretical studies and the production and analyses of books with tactile illustrations were possible. From the analysis of the research and production process, some indications were recognized as useful in the preparation of an accessible book: defining the story and previously choosing the materials to be used; reflecting on the organization and distribution of the tactile illustrations in the book; defining the appropriate glue from the tests; the writing, after having delimited a fixed space in the book pages’ layout would allow the child to search for the text even if devoid of vision. The story text was printed using ink and braille. The children who had access to the books produced by the group showed their enchantment in using them.

Author Biographies

Claudia Rodrigues de Freitas, UFRGS

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa “Educação Especial e Processos Inclusivos”. Possui Pós-doutoramento no campo da Educação Especial-UFRGS. Professora na FACED/PPGEdu/UFRGS. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar – NEPIE/FACED/UFRGS.

Fernanda Cristina Falkoski, UFRGS

É Mestranda em Educação. Licenciada (2012) em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva - FAMEPLAN. Mestranda em Educação Pela UFRGS. Desenvolve trabalhos sobre educação de surdocegos, aquisição de linguagem, alfabetização, língua de sinais e tradução/interpretação educacional. Tem experiência docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras como primeira e segunda língua, e como tradutora e intérprete de língua de sinais da Educação Infantil ao Ensino Superior..a

Sheyla Werner Freitas, UFRGS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS (2016). Foi Residente Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS atuando com crianças, jovens e adultos da rede de saúde mental de Porto Alegre e Novo Hamburgo, com experiência no Sistema de Medidas Socioeducativo. Atualmente é professora no Colégio La Salle Canoas.

Mestranda em Educação - UFRGS

Danielle Celi dos Santos Scholz, UFRGS

Enfermeira formada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviço de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Atualmente atuando como Apoiadora Institucional na Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental no município de
Canoas/RS.

Joseane Frassoni dos Santos, UFRGS

Mestranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação complementar na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER - Argentina). Possui Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) e do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) atuando como pesquisadora na área da Educação, com ênfase nos sujeitos com deficiência e nos processos inclusivos. Possui experiência na área de Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Published

2016-12-06

Issue

Section

Articles