Avaliação, qualidade e universidade na dicotomia educar/instruir: um diálogo possível entre José Saramago e a pesquisa em Educação Superior

Autores

  • Edgar Domingo de Albuquerque Universidade de Sorocaba - SP

DOI:

https://doi.org/10.18316/281

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Superior, Educação, Instrução, Universidade

Resumo

Neste trabalho apresento uma relação entre os conceitos educação e instrução dentro da perspectiva da avaliação da educação superior e no contexto da tensão contemporânea sobre o papel das instituições de ensino superior, mais propriamente, a universidade. Para estabelecer a distinção entre os atos de instruir e educar, faço uso de uma conferência proferida pelo escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998, intitulada “Democracia y Universidad”, na data de 17 de outubro de 2005 na abertura do Fórum Complutense 2005-2006 da Universidade Complutense de Madrid, na qual Saramago apresenta um conjunto de críticas e considerações sobre a educação no momento atual. Para tecer as relações entre o texto de Saramago e o cenário da avaliação da educação superior, faço uso da problematização de alguns pesquisadores brasileiros voltados a essa questão, com o objetivo de construir um diálogo entre a percepção deste influente literato da contemporaneidade e o debate acadêmico, buscando suas proximidades desde seus pontos de vistas aparentemente desconexos.

Palavras-chave: Avaliação; Educação Superior; Educação; Instrução; Universidade

Biografia do Autor

Edgar Domingo de Albuquerque, Universidade de Sorocaba - SP

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle.

Downloads

Publicado

2012-03-20

Edição

Seção

Artigos