Avaliação, qualidade e universidade na dicotomia educar/instruir: um diálogo possível entre José Saramago e a pesquisa em Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/281Palabras clave:
Avaliação, Educação Superior, Educação, Instrução, UniversidadeResumen
Neste trabalho apresento uma relação entre os conceitos educação e instrução dentro da perspectiva da avaliação da educação superior e no contexto da tensão contemporânea sobre o papel das instituições de ensino superior, mais propriamente, a universidade. Para estabelecer a distinção entre os atos de instruir e educar, faço uso de uma conferência proferida pelo escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998, intitulada “Democracia y Universidad”, na data de 17 de outubro de 2005 na abertura do Fórum Complutense 2005-2006 da Universidade Complutense de Madrid, na qual Saramago apresenta um conjunto de críticas e considerações sobre a educação no momento atual. Para tecer as relações entre o texto de Saramago e o cenário da avaliação da educação superior, faço uso da problematização de alguns pesquisadores brasileiros voltados a essa questão, com o objetivo de construir um diálogo entre a percepção deste influente literato da contemporaneidade e o debate acadêmico, buscando suas proximidades desde seus pontos de vistas aparentemente desconexos.
Palavras-chave: Avaliação; Educação Superior; Educação; Instrução; UniversidadeDescargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.