A relação entre a Pesquisa e o Ensino na Educação Superior: a qualidade do ensino de graduação a partir do olhar dos docentes não pesquisadores
Resumo
As reflexões aqui propostas são derivadas do projeto de pesquisa interinstitucional que em como foco a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a sua relação com a qualidade do ensino de graduação. Nosso subprojeto busca compreender como os docentes não pesquisadores percebem esta relação. No contexto desse eixo procurar-se-á compreender este tema a partir da experiência e trajetória dos professores. Buscamos mapear alguns desses profissionais que se enquadravam na categoria de docentes que não realizam pesquisa de forma sistemática, pertencentes a áreas acadêmicas distintas e com reconhecida competência docente. Realizamos entrevistas semi-estruturadas (presenciais) e roteiros (on line) com doze professores de diferentes formações e áreas de atuação em distintas instituições de ensino superior, sendo três públicas e três privadas. Nossos interlocutores parecem nos indicar que características como: qualificação do professor, compromisso social da universidade, ensino relacionado com cotidiano, aprender a ensinar no coletivo e saberes da pesquisa estão presentes nas suas representações de compreensão de qualidade no ensino de graduação.
Palavras-chave: Qualidade do ensino superior; Professores não pesquisadores; Relação ensino e pesquisa.Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18316/283
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2238-9024
UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000
Indexadores
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |