A relação entre a Pesquisa e o Ensino na Educação Superior: a qualidade do ensino de graduação a partir do olhar dos docentes não pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.18316/283Palabras clave:
Qualidade do ensino superior, Professores não pesquisadores, Relação ensino e pesquisaResumen
As reflexões aqui propostas são derivadas do projeto de pesquisa interinstitucional que em como foco a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a sua relação com a qualidade do ensino de graduação. Nosso subprojeto busca compreender como os docentes não pesquisadores percebem esta relação. No contexto desse eixo procurar-se-á compreender este tema a partir da experiência e trajetória dos professores. Buscamos mapear alguns desses profissionais que se enquadravam na categoria de docentes que não realizam pesquisa de forma sistemática, pertencentes a áreas acadêmicas distintas e com reconhecida competência docente. Realizamos entrevistas semi-estruturadas (presenciais) e roteiros (on line) com doze professores de diferentes formações e áreas de atuação em distintas instituições de ensino superior, sendo três públicas e três privadas. Nossos interlocutores parecem nos indicar que características como: qualificação do professor, compromisso social da universidade, ensino relacionado com cotidiano, aprender a ensinar no coletivo e saberes da pesquisa estão presentes nas suas representações de compreensão de qualidade no ensino de graduação.
Palavras-chave: Qualidade do ensino superior; Professores não pesquisadores; Relação ensino e pesquisa.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.