O desenvolvimento da escrita e o letramento acadêmico

Suélen Braga de Andrade, Ana Carmen Alonso Nachtigall Schmitt, Angelica Bender, Maurício Ricardo de Melo Cogo

Resumo


Para que o estudante possa ter uma escrita de nível acadêmico é necessário desenvolver habilidades de leitura e letramento, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo dela, um meio de comunicação importante para registrar a expressão de suas ideias, através de uma boa produção textual. Com o objetivo de abordar o desenvolvimento da escrita e ressaltar a importância do educador no processo do letramento, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, a partir de artigos publicados na Plataforma Scielo. Esta pesquisa revelou a existência de uma fragilidade na formação educacional básica, que acompanha a trajetória acadêmica dos educandos no Ensino Superior. A solução para isso passa pela clareza do professor em apontar, adequadamente, ao educando, o que deve ser melhorado na escrita. E, desta forma, auxiliando e incentivando o processo de construção do conhecimento.


Palavras-chave


Habilidades; Consciência; Produção Textual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.3640

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex