Blog Argumentandos: escrever para além da escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3772Palavras-chave:
Produção Textual, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Blog.Resumo
A produção do blog Argumentandos decorre da articulação de dois projetos pedagógicos em desenvolvimento em uma escola de educação básica da rede federal, o Colégio Pedro II: Oficinas de Leitura e Escrita Argumentativa, que envolve alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental, e A Argumentação nas Modalidades Oral e Escrita: por uma Educação Crítica, que envolve alunos da 1.ª série do Ensino Médio. Tais projetos intencionam favorecer aos alunos o desenvolvimento da produção textual argumentativa nas modalidades oral e escrita como prática que extrapola a sala de aula para formar gêneros que habitam a vida cotidiana. Para alcançar tal objetivo, criou-se o blog Argumentandos como forma tanto de divulgação dos textos escritos e reescritos pelos alunos nesses projetos quanto de continuação dos debates iniciados na escola, mediante participação da comunidade escolar. Neste texto, após revisão bibliográfica sobre o tema da produção textual e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), relata-se especificamente, então, a experiência com o blog Argumentandos. Como resultado, o blog mostrou-se apenas um exemplo de prática pedagógica, enquanto gênero discursivo, que remete a um projeto educativo escolar de formação de sujeitos para a vida social, já que vai ao encontro do letramento digital. Muitos dos alunos envolvidos com os projetos no ano de 2015 participaram intensamente de sua construção e dele saíram dispostos a prosseguir e a ampliar os debates nas redes sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.