Blog Argumentandos: escrever para além da escola

Autores

  • Jessica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3772

Palavras-chave:

Produção Textual, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Blog.

Resumo

A produção do blog Argumentandos decorre da articulação de dois projetos pedagógicos em desenvolvimento em uma escola de educação básica da rede federal, o Colégio Pedro II: Oficinas de Leitura e Escrita Argumentativa, que envolve alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental, e A Argumentação nas Modalidades Oral e Escrita: por uma Educação Crítica, que envolve alunos da 1.ª série do Ensino Médio. Tais projetos intencionam favorecer aos alunos o desenvolvimento da produção textual argumentativa nas modalidades oral e escrita como prática que extrapola a sala de aula para formar gêneros que habitam a vida cotidiana. Para alcançar tal objetivo, criou-se o blog Argumentandos como forma tanto de divulgação dos textos escritos e reescritos pelos alunos nesses projetos quanto de continuação dos debates iniciados na escola, mediante participação da comunidade escolar. Neste texto, após revisão bibliográfica sobre o tema da produção textual e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), relata-se especificamente, então, a experiência com o blog Argumentandos. Como resultado, o blog mostrou-se apenas um exemplo de prática pedagógica, enquanto gênero discursivo, que remete a um projeto educativo escolar de formação de sujeitos para a vida social, já que vai ao encontro do letramento digital. Muitos dos alunos envolvidos com os projetos no ano de 2015 participaram intensamente de sua construção e dele saíram dispostos a prosseguir e a ampliar os debates nas redes sociais.

Biografia do Autor

Jessica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e realiza o Estágio Pós-Doutoral na mesma instituição. Pesquisadora do Grupo Representação, Imaginário e Educação (UFF), do Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas (Colégio Pedro II) e do Grupo Ação Docente Continuada (UFF).

Downloads

Publicado

2017-12-07

Edição

Seção

Relatos de experiência profissional