Blog Argumentandos: escrever para além da escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3772Palabras clave:
Produção Textual, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Blog.Resumen
A produção do blog Argumentandos decorre da articulação de dois projetos pedagógicos em desenvolvimento em uma escola de educação básica da rede federal, o Colégio Pedro II: Oficinas de Leitura e Escrita Argumentativa, que envolve alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental, e A Argumentação nas Modalidades Oral e Escrita: por uma Educação Crítica, que envolve alunos da 1.ª série do Ensino Médio. Tais projetos intencionam favorecer aos alunos o desenvolvimento da produção textual argumentativa nas modalidades oral e escrita como prática que extrapola a sala de aula para formar gêneros que habitam a vida cotidiana. Para alcançar tal objetivo, criou-se o blog Argumentandos como forma tanto de divulgação dos textos escritos e reescritos pelos alunos nesses projetos quanto de continuação dos debates iniciados na escola, mediante participação da comunidade escolar. Neste texto, após revisão bibliográfica sobre o tema da produção textual e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), relata-se especificamente, então, a experiência com o blog Argumentandos. Como resultado, o blog mostrou-se apenas um exemplo de prática pedagógica, enquanto gênero discursivo, que remete a um projeto educativo escolar de formação de sujeitos para a vida social, já que vai ao encontro do letramento digital. Muitos dos alunos envolvidos com os projetos no ano de 2015 participaram intensamente de sua construção e dele saíram dispostos a prosseguir e a ampliar os debates nas redes sociais.
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