Questionando o complexo de atlas: o papel do professor no processo de aprendizagem do aluno adulto em língua estrangeira

Autores

  • Antonio Filipe Maciel Szezecinski Universidade La Salle
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.4007

Palavras-chave:

Aprendizagem, língua estrangeira, bilinguismo, alunos adultos

Resumo

O presente artigo analisa qual o papel desempenhado pelo professor de Língua Inglesa junto ao contexto de aquisição e aprendizagem do aluno adulto, através de uma revisão bibliográfica de teóricos que buscaram compreender tais aspectos de aprendizagem do aluno adulto. Como resultado, pôde-se perceber que, movidos por incertezas e inseguranças de seus alunos adultos, muitos professores tendem a assumir total responsabilidade durante o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o professor é o centro deste processo e tudo a ele está voltado. Tal comportamento revela-se prejudicial ao desenvolvimento da autonomia do aluno quando o mesmo necessitará usá-la “longe dos olhos do professor.” Concluiu-se dessa maneira que o aluno adulto, assim como qualquer outro aluno em processo de aprendizagem, necessita ser ativo em seu aprendizado, permitindo-se descobrir maneiras de como superar os obstáculos inerentes à aprendizagem de uma língua estrangeira.

Biografia do Autor

Antonio Filipe Maciel Szezecinski, Universidade La Salle

Mestre em Educação, atuante da linha de Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas pela Universidade La Salle (Unilasalle, 2018), Canoas/RS. Graduado em História, licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2013), Canoas/RS, com atuação como professor de língua estrangeira inglesa em escolas/cursos particulares. Interesses pertinentes a estratégias de aprendizagem, aprendizado adulto e aquisição de segunda língua.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Artigos