Cuidados Paliativos: O desafio do cuidado de idosos na terminalidade da vida

Autores

  • Marcia Constancia Pinto Aderne Gomes UNIGRANRIO
  • Michel Jean Marie Thiollent UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.4222

Palavras-chave:

Idosos, Cuidados, Terminalidade da vida, Cuidados Paliativos

Resumo

O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea e das políticas públicas. Este fenômeno está associado a um declínio das capacidades físicas, relacionado a novas fragilidades psicológicas e comportamentais, que demandam diferentes tipos de cuidado. Este artigo faz uma revisão sobre o cuidado, considerando que os conceitos têm em suas expressões uma série de aspectos filosóficos que devem ser discutidos e que podem contribuir para uma melhor compreensão das demandas trazidas por idosos na terminalidade de suas vidas. O cuidado necessita de um agente cuidador, que age na perspectiva de ultrapassar a questão técnica pois, como o cuidado só existe como uma inter-ação, uma co-existência e uma con-vivência, ele transcende o ato de cuidar para se tornar uma atitude de cuidar. É preciso identificar e buscar elementos no comportamento de cuidar que incluem receptividade, reciprocidade, conectividade, responsabilidade e compromisso. O cuidado do idoso nas suas necessidades por saúde apresenta diversos desafios. Talvez o maior deles esteja localizado no momento da terminalidade de sua vida, quando ele está ali, existindo, cheio de diferentes e novas necessidades, desejos, sonhos e medos.

Biografia do Autor

Marcia Constancia Pinto Aderne Gomes, UNIGRANRIO

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e possui título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é  Chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde do C.M.S.  Maria Augusta Estrella - Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

http://lattes.cnpq.br/8013709912647920

Michel Jean Marie Thiollent, UNIGRANRIO

Formado em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut d'Etude du Développement Économique et Social (1969), mestrado em Développement Économique et Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1971) e Doutorado em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes) (1975). Atualmente é Professor Adjunto do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO. Ex-Professor associado 3 (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE. 

 http://lattes.cnpq.br/7705124392973654

Downloads

Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Artigos