Cuidados Paliativos: O desafio do cuidado de idosos na terminalidade da vida
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i37.4222Palabras clave:
Idosos, Cuidados, Terminalidade da vida, Cuidados PaliativosResumen
O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea e das políticas públicas. Este fenômeno está associado a um declínio das capacidades físicas, relacionado a novas fragilidades psicológicas e comportamentais, que demandam diferentes tipos de cuidado. Este artigo faz uma revisão sobre o cuidado, considerando que os conceitos têm em suas expressões uma série de aspectos filosóficos que devem ser discutidos e que podem contribuir para uma melhor compreensão das demandas trazidas por idosos na terminalidade de suas vidas. O cuidado necessita de um agente cuidador, que age na perspectiva de ultrapassar a questão técnica pois, como o cuidado só existe como uma inter-ação, uma co-existência e uma con-vivência, ele transcende o ato de cuidar para se tornar uma atitude de cuidar. É preciso identificar e buscar elementos no comportamento de cuidar que incluem receptividade, reciprocidade, conectividade, responsabilidade e compromisso. O cuidado do idoso nas suas necessidades por saúde apresenta diversos desafios. Talvez o maior deles esteja localizado no momento da terminalidade de sua vida, quando ele está ali, existindo, cheio de diferentes e novas necessidades, desejos, sonhos e medos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.