Policy Analysis no Brasil: uma revisão de literatura a partir das teses divulgadas na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD) sobre o tema

Autores

  • Flávia Verônica Silva Jacques Universidade Federal do Rio Grande - FURG Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i41.4894

Palavras-chave:

Análise de políticas públicas, Estado, políticas sociais, políticas públicas

Resumo

A formulação de políticas públicas envolvem um conjunto de princípios e normas que orientam e norteiam as ações do Estado e permitem a mediação entre o poder público e a sociedade. O desenho das políticas públicas até a sua concretização influenciam nos resultados da política, beneficiando ou desfavorecendo determinados atores. Nesse sentido, a análise de políticas públicas surge como uma vertente de investigação aplicada a análise de atividades concretas do ente público, suas ações e seus reflexos sociais. O presente estudo faz uma revisão de literatura sobre a análise de políticas públicas por meio das teses produzidas nos últimos dois anos (2016-2017) divulgadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para demonstrar como o tema está sendo desenvolvido na academia, e quais as principais áreas da política estão sendo abrangidas pelas pesquisas.

Biografia do Autor

Flávia Verônica Silva Jacques, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Doutoranda em Política Social na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Mestre em Contabilidade e Controladoria - 2011 (UNISINOS), Especialista em Gestão Pública - 2006 (Faculdade Atlântico Sul), Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Professora Adjunta - Dedicação Exclusiva do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande. Já foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciências Contábeis do ICEAC (Portaria n°: 829/2012) e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Portaria nº 2869/2016). Áreas de Atuação em Ensino e Pesquisas: Contabilidade Aplicada a área pública; Políticas Sociais; Transparência e Entidades com fins sociais.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos