Educação integral e em tempo integral como direito humano – as políticas de educação no Brasil e Portugal

Autores

  • Eliana Perez Gonçalves de Moura Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social
  • Dinora Thereza Zucchetti Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social- Universidade Feelave
  • Miriam Pires Correia de Lacerda Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i41.4901

Palavras-chave:

Educação em tempo integral, políticas de educação, educação comparada

Resumo

Aborda a educação cotejando as políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e em Portugal. O texto resulta de análise de  dados secundários, a partir de pesquisa quali-quantitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizadas em ambos os países, combinado à análise de  legislações especificas. Evidenciando convergências e divergências entre ambas políticas discute-se direito à educação e à proteção social como elementos constitutivas dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Doutora em Educação; Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Iclusão Social, da Universidade Feevale.

Dinora Thereza Zucchetti, Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social- Universidade Feelave

Doutora em Educação/UFRGS – Pesquisadora CNPq; Docente pesquisadora do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social- Universidade Feevale

Miriam Pires Correia de Lacerda, Universidade Feevale

Doutora em Educação; Docente do curso de Pedagogia - Universidade Feevale

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Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos