Relações intermunicipais de fronteira: análise dos mecanismos de integração adotados pelas cidades gêmeas de São Borja (Brasil) e Santo Tomé (Argentina)

Autores

  • Larissa Zanela Mendes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Lisianne Pintos Sabedra Ceolin Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ronaldo Bernardino Colvero Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.4997

Palavras-chave:

Cidades gêmeas, integração fronteiriça, relações de fronteira, São Borja - Santo Tomé

Resumo

Este artigo propõe o estudo sobre as relações de fronteira entre São Borja, pertencente ao estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e Santo Tomé, que se encontra na província de Corrientes, Argentina. A pesquisa tem como foco a análise dos mecanismos de integração adotados pelos municípios, onde são estudadas três entidades binacionais que atuam para a que a integração ocorra de modo institucionalizado: a Associação de Produtores e Empresários de São Borja e Santo Tomé (APESS), a Câmara Binacional São Borja – Santo Tomé e o Comitê de Fronteira de Localidade Fronteiriça Vinculada, buscando verificar a efetividade das ações dos referidos órgãos em prol da integração fronteiriça. Pautado pela metodologia qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com base em autores contemporâneos, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas e efetuado estudo documental das principais atuações dos entes selecionados para atear luzes ao questionamento que norteia a pesquisa. Como resultado da análise das principais atuações desses atores paradiplomáticos destaca-se que, apesar de constituir um processo lento e gradual, a cooperação transfronteiriça entre as cidades gêmeas caminha em direção à integração visando o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Larissa Zanela Mendes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Univerisdade Federal do Pampa - UNIPAMPA e graduada em Ciências Sociais -  Ciência Política pela mesma instituição.

Lisianne Pintos Sabedra Ceolin, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Direito pela PUCRS, na Área de Concentração Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atuou como docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Campus Uruguaiana (2003-2009). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Borja, atuando nos Cursos de Ciências Sociais - Ciência Política e Ciências Humanas - Licenciatura, bem como no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (docente permanente), no qual exerce a Coordenação Substituta.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2003) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). É professor adjunto na Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Ciências Sociais - Ciência Política e Licenciatura em Ciências Humanas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Artigos