O uso do smartphone como recurso pedagógico na disciplina de sociologia na EJA

Autores

  • Antonio Paulo Guillen Hurtado UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ http://orcid.org/0000-0002-4908-7704
  • Karine de Paula Ramos Hurtado UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
  • Priscila Caroza Frasson Costa UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5082

Palavras-chave:

EJA, celular, sociologia, ensino, aprendizagem

Resumo

O presente artigo analisou o uso do Smartphone como recurso pedagógico na disciplina de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Discutimos o uso deste recurso midiático e sua utilização aplicada na educação de pessoas jovens e adultas, especificadamente na disciplina de Sociologia. Evidenciamos o potencial da inserção das novas tecnologias na aula de Sociologia, e, como podem colaborar com o ensino e a aprendizagem. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram baseados em pesquisa-ação qualitativa, abordando como metodologias de ensino as mídias tecnológicas. Os resultados evidenciados levam a considerar que a EJA é uma educação com características próprias, e que a utilização do Smartphone como recurso pedagógico na disciplina de Sociologia permite melhorias para o ensino e aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Antonio Paulo Guillen Hurtado, UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Advogado, Professor, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino - UENP, Especialista em Direito do Trabalho, Especialista em Direito Previdenciário, Especialista em Política e Sociedade, Graduado em Direito, Graduado em Sociologia, Graduado em História.

Karine de Paula Ramos Hurtado, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Professora da rede municipal de educação da cidade de Cornélio Procópio/PR. Licenciada em Pedagogia, História, Artes Visuais. Especialista em Gestão Educacional e
também em Educação Especial.

Priscila Caroza Frasson Costa, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Desde 2015 atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), como professora da disciplina de Tendências Metodológicas de Ensino e como orientadora em nível de mestrado. Atua ainda na área de pesquisa em Educação para a Sexualidade e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos