As influências na poética de Augusto dos Anjos

Talize Zilio

Resumo


Este estudo visa refletir sobre as influências sofridas por Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos em sua obra poética. Para isso, doutrinas filosóficas como o positivismo e o cientificismo foram revisitadas, bem como algumas escolas literárias como o parnasianismo, o simbolismo e o próprio período pré-moderno, não esquecendo da importância da Escola de recife na construção de sua obra. Alguns autores também colaboraram na formação poética de Augusto, os principais nomes foram: Edgar Alan Poe, Schopenhauer e Charles Baudelaire. Neste trabalho foram consideradas as marcas da linguagem poética e a temática, desconstruída para a época, insistentemente melancólica e pessimista, formatada em seus versos de forma musical e esteticamente rígida.


Palavras-chave


Augusto dos Anjos; Cientificismo; Desconstrução Poética.

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, Augusto dos Anjos, Eu, São Paulo: Martin Claret, 2004.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira.32º ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

FERNANDES, Flávio Sátiro. Augusto dos Anjos e a Escola de Recife. Disponível em: www.revista.agulha.nom.br/augusto18. Acesso em 03/12/2018.

FREIRE, Gilberto. Um encontro entre dois eus de brasileiros preocupados com a renovação da língua portuguesa no Brasil, no Colóquio de Letras, em Lisboa, que ocorreu nos meses de Julho e dezembro de 1991.

FREIRE, Gilson. Breve história do monismo. Disponível em : http://www.gilsonfreire.med.br/index.php/component/content/article/8-artigo/25-breve-historia-do-monismo. Acesso em 15/12/2018.

HILL, T. T. S. ; HIL, T. . Augusto dos Anjos e o discurso da dor. In: BRASA VI-International Congress, 2002, Atlanta. Proceedings- BRASA VI International Congress. Novo México: Publicação da BRASA, 2002. p. 180-192 GULLAR, Ferreira. Toda a poesia de Augusto dos Anjos. São Paulo, Paz e Terra, 1978.

SABINO, Márcia Peters. Augusto dos Anjos e a poesia científica. Juiz de Fora, 2006. Dissertação. Universidade de Juiz de Fora. Programa de Pós-Graduação em Letras. Teoria da Literatura.

________. A questão da religiosidade em Augusto dos Anjos. Disponível em: letraseletras.ileel.ufu.br. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

SCHOUPENHAUER, Artur. Da morte. Metafísica do amor e do sofrimento do mundo. São Paulo. Martin Claret, 2004.

VIVALDO, Vicente Leonardo. Uma poética sobre NADA? O niilismo em Augusto dos Anjos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara. 2013.p.13.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.5318

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex