As influências na poética de Augusto dos Anjos
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i40.5318Palavras-chave:
Augusto dos Anjos, cientificismo, desconstrução poéticaResumo
Este estudo visa refletir sobre as influências sofridas por Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos em sua obra poética. Para isso, doutrinas filosóficas como o positivismo e o cientificismo foram revisitadas, bem como algumas escolas literárias como o parnasianismo, o simbolismo e o próprio período pré-moderno, não esquecendo da importância da Escola de recife na construção de sua obra. Alguns autores também colaboraram na formação poética de Augusto, os principais nomes foram: Edgar Alan Poe, Schopenhauer e Charles Baudelaire. Neste trabalho foram consideradas as marcas da linguagem poética e a temática, desconstruída para a época, insistentemente melancólica e pessimista, formatada em seus versos de forma musical e esteticamente rígida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.