Convergências e divergências desvendadas em debates com os jovens alunos sobre as revistas Atrevida e Todateen

Autores

  • Robson da Silva Constante Universidade La Salle
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5634

Palavras-chave:

Mídia impressa, cultura e movimento de consumo, jovens alunos

Resumo

A perspectiva deste estudo é problematizar as falas de jovens alunos em sala de aula, quando colocamos em relevo seus comentários a respeito das abordagens por vezes pedagógicas e, em outras, orientadas por estratégias editoriais adotadas pelas revistas Atrevida e Todateen. Tencionamos questionamentos, quando afirmamos que os periódicos vão além de entreter e informar suas respectivas leitoras. Nesse sentido, afirmamos que os periódicos utilizam essas ferramentas quando pretendem “impor” e “vender” estilos e modos de ser adolescente em nossa sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Robson da Silva Constante, Universidade La Salle

Pós-doutorando na Universidade La Salle (FAPERGS-CAPES). Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social no Programa de Pós-Graduação da Universidade Feevale. Mestrado em Memória Social na Universidade La Salle. Graduado em Administração de empresas pela universidade La Salle.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora em Educação – UFRGS – Professora e pesquisadora da Universidade Feevale nos programas de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais.

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Feevale

Doutorado e Mestrado em Antropologia UFRGS. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale nos programas de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais. 

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos