Formação continuada de professores em nível de pós-graduação: a efetivação da Meta 16 do Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Autores

  • Emanuelle Lourenço do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janaina Silmara Silva Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i46.5852

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Plano Nacional de Educação, Meta 16

Resumo

A formação continuada de professores da rede básica no Brasil tem se consubstanciado através de uma política educacional que não é isenta das influências de organismos internacionais e organizações da sociedade civil. Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (2014-2024), são propostas ações para garantir a formação continuada dos professores, dentre as quais serão debatidas no presente texto aquelas voltadas para os cursos em nível de pós-graduação. Sobre a temática, serão apresentadas algumas tendências referentes à Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Biografia do Autor

Emanuelle Lourenço do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é discente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concentra seus estudos nas políticas educacionais, com ênfase nos seguintes temas: educação superior, relação público-privada e mercantilização da educação.

Janaina Silmara Silva Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN, na área de Políticas Educacionais e Formação de professores.

 

Downloads

Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigos