Pragmáticas da estréia: globalizações heterogêneas, performances de gosto e formações de rede em Vingadores: Ultimato

Autores

  • Daniel Magalhães de Andrade Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Cesar de Siqueira Castanha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5867

Palavras-chave:

Estudos culturais, performance, cinema, cultura Pop, Marvel, fãs

Resumo

Vingadores: Ultimato foi lançado em abril de 2019 e se tornou o filme mais lucrativo da Marvel nos cinemas. Neste artigo, buscamos investigar, nesse contexto, as maneiras pelas quais a Marvel, cinematograficamente, articula performances, formações de sujeitos, construções de gosto e agenciamentos em redes. Para tal, investigamos a noite de estreia do filme no Shopping Recife, em Recife (PE), a partir de três chaves conceituais de acesso: globalizações heterogêneas e senso de pertencimento; performances de gosto e construções de si; e atravessamentos de redes de heróis, fãs e experiências. Ao fim, concluímos que a maneira como a Marvel se organiza narrativamente se entrecruza com redes produtivas e de consumo e também se materializam na estreia a partir de construções de sensos de pertencimento.

Biografia do Autor

Daniel Magalhães de Andrade Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e mestre em Comunicação pelo PPGCOM - UFPE; bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPE. Artista do movimento.

Cesar de Siqueira Castanha, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e mestre em Comunicação pelo PPGCOM - UFPE; bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPE. Crítico de cinema.

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Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Dossiê