Pragmáticas da estréia: globalizações heterogêneas, performances de gosto e formações de rede em Vingadores: Ultimato
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5867Palabras clave:
Estudos culturais, performance, cinema, cultura Pop, Marvel, fãsResumen
Vingadores: Ultimato foi lançado em abril de 2019 e se tornou o filme mais lucrativo da Marvel nos cinemas. Neste artigo, buscamos investigar, nesse contexto, as maneiras pelas quais a Marvel, cinematograficamente, articula performances, formações de sujeitos, construções de gosto e agenciamentos em redes. Para tal, investigamos a noite de estreia do filme no Shopping Recife, em Recife (PE), a partir de três chaves conceituais de acesso: globalizações heterogêneas e senso de pertencimento; performances de gosto e construções de si; e atravessamentos de redes de heróis, fãs e experiências. Ao fim, concluímos que a maneira como a Marvel se organiza narrativamente se entrecruza com redes produtivas e de consumo e também se materializam na estreia a partir de construções de sensos de pertencimento.
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