Neopragmatismo e Webcomics: análise de Mentirinhas
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.7504Palavras-chave:
Neopragmatismo, webcomics, MentirinhasResumo
Este artigo investiga os principais aspectos narrativos e temáticos nas webcomics Mentirinhas, do artista Fábio Coala, através da filosofia neopragmatista de Richard Rorty. Inicialmente, apresentaremos a investigação dos quadrinhos digitais, ou seja, das webcomics, suas características e o contexto cultural na qual elas ocupam em nossa sociedade, as mesmas possuem inúmeras temáticas e traços artísticos que vêm ampliando o conceito das narrativas em quadrinhos. Em seguida apresentaremos a teoria neopragmatista de Richard Rorty, sobre o uso das narrativas na formação dos indivíduos. O aporte teórico baseia-se em Rorty (2007), Santos, Corrêa e Tomé (2013), Silva (2018), Amoreira (2018) e Krening (2015). Por fim, relacionamos os aspectos narrativos e temáticos das webtiras Mentirinhas com a filosofia neopragmatista de Rorty.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.