Neopragmatismo e Webcomics: análise de Mentirinhas

Autores

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí
  • Izabel Maria Gomes da Paz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.7504

Palavras-chave:

Neopragmatismo, webcomics, Mentirinhas

Resumo

Este artigo investiga os principais aspectos narrativos e temáticos nas webcomics Mentirinhas, do artista Fábio Coala, através da filosofia neopragmatista de Richard Rorty. Inicialmente, apresentaremos a investigação dos quadrinhos digitais, ou seja, das webcomics, suas características e o contexto cultural na qual elas ocupam em nossa sociedade, as mesmas possuem inúmeras temáticas e traços artísticos que vêm ampliando o conceito das narrativas em quadrinhos. Em seguida apresentaremos a teoria neopragmatista de Richard Rorty, sobre o uso das narrativas na formação dos indivíduos. O aporte teórico baseia-se em Rorty (2007), Santos, Corrêa e Tomé (2013), Silva (2018), Amoreira (2018) e Krening (2015). Por fim, relacionamos os aspectos narrativos e temáticos das webtiras Mentirinhas com a filosofia neopragmatista de Rorty.

 

Biografia do Autor

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí

Heraldo Aparecido Silva

Professor Associado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/CCHL (UFPI). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Temas de pesquisa: filosofia da educação; filosofia prática; história da filosofia; pragmatismo; neopragmatismo; filosofia contemporânea, filosofia e literatura; histórias em quadrinhos; cultura pop; desenhos animados; documentários; seriados; filmes; experiência e cultura (Walter Benjamin); subjetivação e práticas de si (Michel Foucault); linhas de segmentaridade e literatura menor (Gilles Deleuze e Félix Guattari); narrativa e redescrição (Richard Rorty); desleitura e literatura sapiencial (Harold Bloom); arte do romance, estética, cultura e existência (Milan Kundera); Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/1328012571835066

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5533-0726

Izabel Maria Gomes da Paz, Universidade Federal do Piauí

Izabel Maria Gomes da Paz

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPI (2017-2018) e ICV/UFPI (2019-2020). Temas de pesquisa: histórias em quadrinhos; filosofia da educação; webcomics; neopragmatismo (Richard Rorty).

E-mail: izabellmaria10 @gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9988522966309574

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Artigos