Neopragmatismo e Webcomics: análise de Mentirinhas

Autores/as

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí
  • Izabel Maria Gomes da Paz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.7504

Palabras clave:

Neopragmatismo, webcomics, Mentirinhas

Resumen

Este artigo investiga os principais aspectos narrativos e temáticos nas webcomics Mentirinhas, do artista Fábio Coala, através da filosofia neopragmatista de Richard Rorty. Inicialmente, apresentaremos a investigação dos quadrinhos digitais, ou seja, das webcomics, suas características e o contexto cultural na qual elas ocupam em nossa sociedade, as mesmas possuem inúmeras temáticas e traços artísticos que vêm ampliando o conceito das narrativas em quadrinhos. Em seguida apresentaremos a teoria neopragmatista de Richard Rorty, sobre o uso das narrativas na formação dos indivíduos. O aporte teórico baseia-se em Rorty (2007), Santos, Corrêa e Tomé (2013), Silva (2018), Amoreira (2018) e Krening (2015). Por fim, relacionamos os aspectos narrativos e temáticos das webtiras Mentirinhas com a filosofia neopragmatista de Rorty.

 

Biografía del autor/a

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí

Heraldo Aparecido Silva

Professor Associado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/CCHL (UFPI). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Temas de pesquisa: filosofia da educação; filosofia prática; história da filosofia; pragmatismo; neopragmatismo; filosofia contemporânea, filosofia e literatura; histórias em quadrinhos; cultura pop; desenhos animados; documentários; seriados; filmes; experiência e cultura (Walter Benjamin); subjetivação e práticas de si (Michel Foucault); linhas de segmentaridade e literatura menor (Gilles Deleuze e Félix Guattari); narrativa e redescrição (Richard Rorty); desleitura e literatura sapiencial (Harold Bloom); arte do romance, estética, cultura e existência (Milan Kundera); Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/1328012571835066

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5533-0726

Izabel Maria Gomes da Paz, Universidade Federal do Piauí

Izabel Maria Gomes da Paz

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPI (2017-2018) e ICV/UFPI (2019-2020). Temas de pesquisa: histórias em quadrinhos; filosofia da educação; webcomics; neopragmatismo (Richard Rorty).

E-mail: izabellmaria10 @gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9988522966309574

Publicado

2021-11-11

Número

Sección

Artigos