Diversidade, Educação Inclusiva e as fronteiras da exclusão
DOI:
https://doi.org/10.18316/920Palavras-chave:
Diversidade, educação, subjetividade, experiênciaResumo
O presente artigo apresenta as análises e discussões preliminares dos resultados oriundos de uma pesquisa sobre o tema da diversidade e educação inclusiva e tendo como método a pesquisa ação participante. A referida pesquisa foi realizada com a comunidade acadêmica de 04 (quatro) Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UERGS, Universidade Estadual do RGS, durante o ano de 2011. Como estratégia metodológica foram realizadas oficinas de sensibilização objetivando promover práticas formativas e momentos de reflexão e discussão voltadas às temáticas propostas, quais sejam: a educação inclusiva e diversidade. Foram trabalhados de forma pormenorizada os conceitos de diversidade, educação inclusiva e exclusão. A análise dos dados se fez através da Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux (1990) e Eni Orlandi (2001). Apresentamos neste trabalho uma reflexão sobre o conceito de resistência como uma das categorias de análise emergente desta pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.