Diversidade, Educação Inclusiva e as fronteiras da exclusão

Sueli Souza dos Santos, Aline Reis Calvo Hernandez, Marilena Assis, Amanda Peres da Luz, Maíra Andrade Peixoto, Matheus dos Santos Correa, Rael Monteiro Xavier, Rodolfo Ludwig, Victor Manuel Coronel Flores

Resumo


O presente artigo apresenta as análises e discussões preliminares dos resultados oriundos de uma pesquisa sobre o tema da diversidade e educação inclusiva e tendo como método a pesquisa ação participante. A referida pesquisa foi realizada com a comunidade acadêmica de 04 (quatro) Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UERGS, Universidade Estadual do RGS, durante o ano de 2011. Como estratégia metodológica foram realizadas oficinas de sensibilização objetivando promover práticas formativas e momentos de reflexão e discussão voltadas às temáticas propostas, quais sejam: a educação inclusiva e diversidade. Foram trabalhados de forma pormenorizada os conceitos de diversidade, educação inclusiva e exclusão. A análise dos dados se fez através da Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux (1990) e Eni Orlandi (2001). Apresentamos neste trabalho uma reflexão sobre o conceito de resistência como uma das categorias de análise emergente desta pesquisa.


Palavras-chave


Diversidade; educação; subjetividade; experiência

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/920

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ISSN: 2238-9024

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