Diversidade, Educação Inclusiva e as fronteiras da exclusão

Autores/as

  • Sueli Souza dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Aline Reis Calvo Hernandez Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Marilena Assis CMET Paulo Freire
  • Amanda Peres da Luz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Maíra Andrade Peixoto Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Matheus dos Santos Correa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Rael Monteiro Xavier Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Rodolfo Ludwig Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS
  • Victor Manuel Coronel Flores UERGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/920

Palabras clave:

Diversidade, educação, subjetividade, experiência

Resumen

O presente artigo apresenta as análises e discussões preliminares dos resultados oriundos de uma pesquisa sobre o tema da diversidade e educação inclusiva e tendo como método a pesquisa ação participante. A referida pesquisa foi realizada com a comunidade acadêmica de 04 (quatro) Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UERGS, Universidade Estadual do RGS, durante o ano de 2011. Como estratégia metodológica foram realizadas oficinas de sensibilização objetivando promover práticas formativas e momentos de reflexão e discussão voltadas às temáticas propostas, quais sejam: a educação inclusiva e diversidade. Foram trabalhados de forma pormenorizada os conceitos de diversidade, educação inclusiva e exclusão. A análise dos dados se fez através da Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux (1990) e Eni Orlandi (2001). Apresentamos neste trabalho uma reflexão sobre o conceito de resistência como uma das categorias de análise emergente desta pesquisa.

Biografía del autor/a

Sueli Souza dos Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Sueli Souza dos Santos

Psicóloga,Mestre em Psicologia Social, Doutora em Educação

Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Discente da UERGS

Aline Reis Calvo Hernandez, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Professora Adjunta da UERGS, Mestre em Educação PUCRS,Doutora em Psicologia e Metodologia pela UAM-Universidad Autónoma de Madrid-ES, Pós Doutora em Psicologia pela PUCRS

Marilena Assis, CMET Paulo Freire

Professora, Mestre em Gestão Escolar pela Universidade de Montevideo-Uy

Amanda Peres da Luz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Bolsista IniCie UERGS/CNPq

Maíra Andrade Peixoto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Bolsista PROBIC/FAPERG/UERGS

Matheus dos Santos Correa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Bolsista Bolsista Inicie/UERGS

Rael Monteiro Xavier, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Bolsista IniCie UERGS/FAPERGS

Rodolfo Ludwig, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS

Bolsista IniCie UERGS AF- UERGS

Victor Manuel Coronel Flores, UERGS

Bolsista PROBIC/FAPERG/UERGS

Publicado

2013-04-30

Número

Sección

Dossiê