Diversidade, Educação Inclusiva e as fronteiras da exclusão
DOI:
https://doi.org/10.18316/920Palabras clave:
Diversidade, educação, subjetividade, experiênciaResumen
O presente artigo apresenta as análises e discussões preliminares dos resultados oriundos de uma pesquisa sobre o tema da diversidade e educação inclusiva e tendo como método a pesquisa ação participante. A referida pesquisa foi realizada com a comunidade acadêmica de 04 (quatro) Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UERGS, Universidade Estadual do RGS, durante o ano de 2011. Como estratégia metodológica foram realizadas oficinas de sensibilização objetivando promover práticas formativas e momentos de reflexão e discussão voltadas às temáticas propostas, quais sejam: a educação inclusiva e diversidade. Foram trabalhados de forma pormenorizada os conceitos de diversidade, educação inclusiva e exclusão. A análise dos dados se fez através da Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux (1990) e Eni Orlandi (2001). Apresentamos neste trabalho uma reflexão sobre o conceito de resistência como uma das categorias de análise emergente desta pesquisa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.