Um diálogo sobre democracia: as contribuições de Paulo Freire e Jhon Dewey para a construção de uma educação com bases democráticas
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10498Keywords:
John Dewey, Paulo Freire, Sociedade, Democracia, LiberdadeAbstract
A educação democrática surge mediante os direcionamentos da sociedade ou ela é instrumento impulsionador de mudanças a partir de suas práticas? Buscamos responder este questionamento através de uma análise bibliográfica articulando as teorias filosóficas de John Dewey com as do patrono da educação, Paulo Freire. Ambos percebiam a escola enquanto espaço de organização social, vislumbrando uma articulação entre educação e política nas salas de aula atrelada a vivências práticas de democracia no interior das instituições e reverberando para além dela.References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988.
DEWEY, John. Experiência e educação. Trad.: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DEWEY, John. VIDA E EDUCAÇÃO. Trad.: The Child and The Curriculum. Anísio Teixeira. Comp. Melhoramentos – São Paulo, 10ª edição, 1978.
FREIRE, Paulo. Educação como prática para liberdade. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1967.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza: UEC, 2002.
LOURENÇO FILHO, A.; MENDONÇA, S. A autonomia do educando na pedagogia de Dewey. EccoS, São Paulo, n. 33, p. 187-203, jan./abr. 2014.
NASCIMENTO, Lorival do. FAVORETO, Aparecida. Émile Durkheim, John Dewey e Antônio Gramsci: em debate a teoria da educação transformadora. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 49, p. 250-273, jul./set. 2018.
TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.