Distance Education (DE) in Brazil: a reflection about the social inclusion

Authors

  • Raquel Maia Bokums Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação
  • Jusselma Ferreira Maia Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.3994

Keywords:

Inclusion, distance education

Abstract

Distance education (DE), for many, is an easier education. Others regard it as one of the options to improve the education level of the population. Because of this, the objective was to analyze how university professors see the relationship of social inclusion and DE. It counted on the participation of sixteen professors from different institutions. Data collection was done through the application of a questionnaire and data analysis by the sum of the teachers’ answers. The results indicated that the participating teachers see a relation of social inclusion and DE. Therefore, the conclusion was that this modality is a powerful tool to include people of different levels, places and times.

Author Biographies

Raquel Maia Bokums, Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação

Licenciatura em Letras pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2014 - 2016). Pós - graduação em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2012 - 2014). Mestrado em Ciências (Educação Física) pela Universidade de São Paulo - EEFE/USP (2008 - 2010). Pós - graduação em Educação Física Escolar pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2007 - 2008). Licenciatura e bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Nove de Julho (2003 - 2006). De 2007 a 2009, foi integrante do Laboratório de Comportamento Motor (Lacom) da EEFE/USP, com pesquisas realizadas na área. Entre os anos de 2008 a 2010, foi bolsista da Capes e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (Gepcham) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Each/USP), ocasião em que teve trabalhos e artigos publicados. Desde 2011, é membro da Coordenadoria de Estágios em Educação e uma das professoras responsáveis pela disciplina Prática de Ensino. Por conta disso, desenvolve trabalhos e artigos nos seguintes temas: educação, prática de ensino, educação a distância, inclusão social, diferenças individuais e metodologia da pesquisa.

Jusselma Ferreira Maia, Universidade Paulista - Unip Interativa Coordenadoria de Estágios em Educação

Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2013 - 2015 ). Pós - Graduação em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2012 - 2014). Graduação em Letras pela Universidade Paulista - Unip Interativa (2014 - 2016). Pós - Graduação em Educação Física Escolar pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2007 - 2008). Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdades Integradas de Guarulhos (1992 - 1995). Atualmente, membro da Coordenadoria de Estágio em Educação da UNIP Interativa, professora orientadora de estágio do curso de Letras.

Published

2018-08-24

Issue

Section

Articles