Carmen Silva, MSTC leader and the media: between the criminalization of social movements and the insurgency for housing

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9436

Keywords:

Social movements, Carmen Silva, Downtown Homeless Movement - MSTC, media

Abstract

Based on the premise that housing is a right, the country's housing deficit and the importance of the media in shaping public opinion, it is intended, through the systematization of articles in pre-selected media, to analyze the story about Carmen Silva, leader of the Movement Center Homeless. To achieve the objectives, after theoretical foundation on this right and its biography, terms were selected for quantitative and qualitative recurrence analysis. The article aims to contribute to the legitimation of social movements.

Author Biographies

Isadora Paiva Moraes, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Atualmente é superintendente executivo de habitação - Caixa Econômica Federal. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana. Possui especialização em Gestão Pública e Governo pela Universidade de Campinas e em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos, Cultura e Arquitetura. Atua na área de Políticas Públicas Habitacionais desde 2001. Bolsista CAPES MOD. 2

Vera Santana Luz, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 1986, Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, membro do corpo docente do Curso de Especialização em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis da Engenharia Ambiental – Disciplina Infraestrutura da Paisagem, do Curso de Especialização em Habitação de Interesse Social e Assistência Técnica – Disciplina  Abordagem Sistêmica e Multidisciplinar - Habitação e meio ambiente: a busca de modelos urbanos em sintonia com os paradigmas da sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Co-líder do Grupo de Pesquisa LADEUR – Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais e membro do Grupo de Pesquisa EUCA – Estudos Urbanos, Cultura e Arquitetura. Membro do Grupo de Pesquisa Espaço Urbano e Saúde, do IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, participante do Fórum Fundão e as Águas e do Fórum de Pesquisadores do M’Boi Mirim, relativos a pesquisadores e lideranças comunitárias da Zona Sul de São Paulo. Tema de Pesquisa individual: Cultura, Técnica e Política: fronteiras contemporâneas de resistência perante fragilidades socioespaciais e ambientais. Orienta diversos trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado articulados ao tema de fitorremediação e Soluções baseadas na Natureza.

Conselheira do CAU/SP (2014-2017) (2018-2020), atualmente Coordenadora da Comissão de Sistematização da Legislação Ambiental e membro da Comissão de Ensino e Formação deste Conselho. Co-autora do Documento: Instrumentos de Planejamento, Licenciamento e Gestão Ambiental: Caderno de Apoio para Profissionais, realizado pelo CAU/SP em colaboração com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e CETESB, versão com a legislação ambiental completa até 2019.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1978), Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade São Paulo (FAUUSP). Colaborou como professora convidada e palestrante junto à Fundação Vanzolini/Sistema AQUA/HQE de Certificação de Alta Qualidade Ambiental em arquitetura e urbanismo. Participa de atividades colaborativas, e ações concretas junto a comunidades, em territórios que apresentam fragilidades socioespaciais e ambientais como desdobramento de seu trabalho acadêmico, especialmente na cidade de São Paulo e Campinas, cujos temas são associados à infraestrutura urbana e arquitetônica como construção de autonomia e incremento de saúde.  

Published

2022-05-10

Issue

Section

Articles