Professora africana de ciências biológicas

identidade docente na narrativa em videoconferência

Autores/as

Palabras clave:

Identidade, Docência, Professora, Africana, Biologia

Resumen

 

Realizamos a presente pesquisa com a finalidade de investigar o processo de construção da identidade docente, em cultura lusófona, de uma professora de Biologia em São Tomé e Príncipe. Desenvolvemos um estudo qualitativo com o delineamento de pesquisa narrativa. Utilizamos como técnica de construção das informações a entrevista narrativa através de videoconferência. Fizemos a transcrição literal das entrevistas. Organizamos as informações através de tabela com temas e significados e mapa semiótico no qual articulamos os significados. O processo de análise foi realizado através do uso do software Atlas.ti, para a categorização da transcrição, em seguida realizamos a análise narrativa e temática-dialógica das entrevistas. Selecionamos a participante da pesquisa através de amostragem por caso típico. É uma investigação que possibilitou um aprofundamento teórico-conceitual de estudos sobre identidade docente, mas com foco em um país africano de cultura lusófona com uma docente de ciências biológicas. Além de ter um caráter interdisciplinar, por articular as áreas da educação, da psicologia cultural e da filosofia.

Biografía del autor/a

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Professor de Filosofia/Metodologia da Investigação Científica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutorado pela na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2024-11-18

Número

Sección

Artigos