Professora africana de ciências biológicas
identidade docente na narrativa em videoconferência
Palavras-chave:
Identidade, Docência, Professora, Africana, BiologiaResumo
Realizamos a presente pesquisa com a finalidade de investigar o processo de construção da identidade docente, em cultura lusófona, de uma professora de Biologia em São Tomé e Príncipe. Desenvolvemos um estudo qualitativo com o delineamento de pesquisa narrativa. Utilizamos como técnica de construção das informações a entrevista narrativa através de videoconferência. Fizemos a transcrição literal das entrevistas. Organizamos as informações através de tabela com temas e significados e mapa semiótico no qual articulamos os significados. O processo de análise foi realizado através do uso do software Atlas.ti, para a categorização da transcrição, em seguida realizamos a análise narrativa e temática-dialógica das entrevistas. Selecionamos a participante da pesquisa através de amostragem por caso típico. É uma investigação que possibilitou um aprofundamento teórico-conceitual de estudos sobre identidade docente, mas com foco em um país africano de cultura lusófona com uma docente de ciências biológicas. Além de ter um caráter interdisciplinar, por articular as áreas da educação, da psicologia cultural e da filosofia.
Referências
ADU-YEBOAH, C.; KWAAH, C. Y. Preparing Teacher Trainees for Field Experience: Lessons From the On-Campus Practical Experience in Colleges of Education in Ghana. Sage Open, on-line, v. n. p. 1-19, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328549736. Acesso em: 15 dez 2022.
AKKERMAN, S. F.; MEIJER, P. C. Dialogical approach to conceptualizing teacher identity. Teaching and Teacher Education, Amsterdã, v. 27, n. 2, p. 308-319, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X10001502?via%3Dihub. Acesso em: 7 jul. 2016.
AMADI, A. Intercultural philosophy: implications for education in África. Philosophy and Praxis, Abuja, v. 11, n. p. 32-48, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359257780. Acesso em: 15 dez 2022.
ARAÚJO, P. C. ; BORGES, F. T. Imaginação e identidade no processo narrativo de uma professora. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, n. 1, p. 208–227, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/13686Acesso em: 14 abr. 2020.
ARAÚJO, P. C. A dialética e o acabamento estético no dialogismo de Bakhtin. Revista Húmus, São Luís, v. 10, n. 30, p. 174–195, 2020. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/14260. Acesso em: 26 nov. 2020.
ARAÚJO, P. C.; BORGES, F. T. Teaching identity constitution in dramatization: dynamics of conflicting positions. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 28, e49085, p. 1-15, 2023. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pe/a/zqWx9Nwn6knGsJKXV3dFQ6S/?lang=en. Acesso em: 11 fev. 2023.
ARVAJA, M. Building teacher identity through the process of positioning. Teaching and Teacher Education, Amesterdã, v. 59, v. 1, p. 392-402, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16301524. Acesso em: 8 fev. 2017.
ARVAJA, M. Building teacher identity through the process of positioning. Teaching and Teacher Education, Amesterdã, v. 59, n. 1, p. 392–402, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/journal/teaching-and-teacher-education/vol/59/suppl/C. Acesso em: 8 ago. 2017.
ARVAJA, M. Experiences in sense making: health science students’ i-positioning in an online philosophy of science course. Journal of the Learning Sciences, v. 24, n. 1, p. 137–175, 2015. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 10 ago. 2017.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BORTOT, C. M.; BRÁS, C. A.; SCAFF, E. A. da S. Regulação supranacional em educação na África: estudo a partir da política de formação de professores de Angola. Revista Iberoamericana de Educación, v. 90, n. 1, p. 151–167, 2022. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e5c5/d650045376fafaad28030848cbe6fb2084bd.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Ciências Humanas e Sociais. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2018. 36 p.
BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado, enunciado concreto e enunciação. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2018. p. 61-78.
CANGOI, R. M.; CASTANHO, M. I. S. Formação de professores em Angola: sentidos produzidos por alunos de um curso de formação de professores. Educação em Revista, Marília, v.17, n.2, p.45-58, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340947371. Acesso em: 15 dez. 2022.
DEPPERMANN, A. Positioning. In: FINA, A. de; GEORGAKOPOULOU, A. The Handbook of Narrative Analysis. Chichester, West Sussex, UK: Wiley Blackwell, 2015. p. 369-387.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUNCAN. G. A. The changing face of colonial education in Africa: education, science and development. HTS Teologiese Studies/Theological Studies, Pretória, v.78, n. 1, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0259-94222022000100002. Acesso em: 2 fev. 2023.
FLICK, W. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FORCIONE, T. L.; BARBATO, S. Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 51, p. 351–368, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228. Acesso em: 6 jul. 2023.
FRASER, J. W. Filling gaps and expanding spaces: voices of student teachers on their developing teacher identity. South African Journal of Education, Pretória, v. 38, n. 2, p. 1-11, maio 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325761080. Acesso em: 15 dez 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
GONZÁLEZ, M. F. Las narrativas autobiográficas en la construcción de la experiencia y el sí mismo. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 51, p. 428–448, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8241. Acesso em: 6 jul. 2023.
GONZÁLEZ, M. F.; MIOTTO, P. “Poner el cuerpo”. narrativas autobiográficas de maestras sobre su formación y prácticas pedagógicas. Revista Sociais & Humanas, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 71-84, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64246. Acesso em: 10 mar. 2022.
HARRÉ, R. The person as the nexus of patterns of discursive practices. Culture and Psychology, on-line, v. 21, n. 4, p. 492–504, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1354067X15615808. Acesso em: 9 set. 2017.
HARRÉ, R.; LANGENHOVE, L. van. Positioning theory. Massachusetts: Blackwell Publishers, 1999.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 2 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
MOGHADDAM, F. M.; KAVULICH, K. A. Identity, rights, and duties: the illustrative case of positioning by Iran, the United States, and the European Union. In: VALSINER, J.; ROSA, A. (org.). The Cambridge Handbook of Sociocultural Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 576–590.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa: para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MUKEREDZI, T. G. Mentoring in a cohort model of practicum: mentors and preservice teachers’ experiences in a rural south african school. Sage Open, v. 7, n. 2, p. 1-15, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244017709863. Acesso em: 15 dez. 2022.
MUYLAERT, C. J. et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. especial 2, p. 193-199, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/NyXVhmXbg96xZNPWt9vQYCt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
NOMIOMO, V.; STOFILE, S.; SIVASUBRAMANIAM, S. Signposting Foundation Phase teachers’ professional identities in selected Western Cape primary schools, South Africa. South African Journal of Education, Pretória, v. 38, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330760197. Acesso em: 15 dez. 2022.
PATATAS, T.; VEREMU, G. O contributo do ensino superior para o desenvolvimento na África subsaariana: casos de angola e Moçambique. Revista Desenvolvimento Social, v. 27, n. 2, p. 130-147, jul./dez., 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358531014. Acesso em: 15 dez. 2022.
PAULA, L. de. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 239–257, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276450224_Circulo_de_Bakhtin_uma_Analise_Dialogica_de_Discurso. Acesso em: 15 out. 2022.
STEENEKAMP, K.; MERWE, M. van der.; MEHMEDOVA, A. S. Enabling the development of student teacher professional identity through vicarious learning during an educational excursion. South African Journal of Education, Pretória, v. 38, n. 1, fev. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323754348. Acesso em: 15 dez. 2022.
TAN, S-L.; MOGHADDAM, F. M. Reflexive positioning and culture. Journal for the Theory of Social Behaviour, Londres, p. 387–400, 1995. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-5914.1995.tb00281.x. Acesso em: 9 fev. 2017.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
YAMAKAWA, Y.; FORMAN, E. ; ANSELL, E. Role of positioning: the role of positioning in constructing an identity in a third grade mathematics classroom. In: KUMPULAINEN, K.; HMELO-SILVER, C. E.; CESAR, M. (org.). Investigating classroom interaction: methodologies in action. Sense Publishers: Rotterdam, The Netherlands, 2009. p. 179–202. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242784190_ROLE_OF_POSITIONING_The_role_of_positioning_in_constructing_an_identity_in_a_third_grade_mathematics_classroom_i. Acesso em: 14 mar. 2017.
ZELLE, M. G. Exploring the application of positioning theory to the analysis of organisational change. Adelaide, Australia: Australian and New Zealand Academy of Management Conference, 2005. p. 1–23. Disponível em: <https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1614&context=commpapers>. Acesso em: 8 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.