Pesquisa de intervenção no âmbito do mestrado profissional:
interfaces do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18316/dilogo.v1i56.12270Palabras clave:
Mestrado profissional. Pesquisa-intervenção. ProdutosResumen
O presente texto tem por finalidade explicitar a relevância da pesquisa-intervenção nos Mestrados Profissionais, destacando as principais interfaces no âmbito do estado do conhecimento. Para tanto, a coleta das informações foi realizada nas seguintes fontes: a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e os acervos digitais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os quais proporcionam acesso a diferentes pesquisas oriundas de artigos de periódicos relevantes em nível nacional e interncional, bem como as dissertações e teses de universidades brasileiras. Os estudos foram organizados em categorias e contemplaram o período de 2018 a 2021. Ademais, evidencia-se o quanto a intervenção e os produtos decorrentes dessas pesquisas são condições relevantes e necessárias para os Mestrados Profissionais. Por meio da diversidade de investigações realizadas, independente da área de concentração vinculada à Capes, seus resultados tendem a promover mudanças e transformações em diferentes contextos e instituições, com vistas a solucionar problemas historicamente situados.
Citas
AMORIM, I. PURIFICAÇÃO, M. Mestrado profissional intervenção educativa e social intervenção em contextos diversos. In: ALCOFORADO, Luis, BARBOSA, Márcia Regina; COSTA, Fernandes Alves Adriana. Educação de Jovens e Adultos em diferentes tempos e espaços da vida, p.361-374, 2020.
ALMEIDA, V; SÁ, M R. Tessituras curriculares inovantes de um mestrado profissional em educação. Revista e-Curriculum: São Paulo, v. 19, n. 2, p. 938-960, abr./jun., 2021.
ANDRÉ, M.; PRINCEPE, L. O lugar da pesquisa no mestrado profissional em educação. Educar em Revista: Curitiba, Brasil, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017.
AVANZI, M R; STRIEDER, R B; MACHADO, P. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UNB: Reflexões Sobre a Formação de Professores-Pesquisadores. Investigações em Ensino de Ciências – V26 (2), agosto, pp. 17-31, 2021.
BRASIL. Ministerio de Educación. Coordinación de Formación del Personal de Nivel Superior. Ordenanza Normativa n. 47 del 17 de octubre de 1995. Disponible en: http://www.fnmp.org.br/documentos/portaria-no-47-17-outubro-1995.pdf. [10 de septiembre de 2020].
BRASIL. Ministerio de Educación. Coordinación de Formación del Personal de Nivel Superior. Ordenanza Normativa n. 80 del 16 de diciembre de 1998. Disponible en: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-80-1998_181234.html [10 de septiembre de 2020].
BRASIL. Ministerio de Educación. Coordinación de Formación del Personal de Nivel Superior. Ordenanza Normativa n.o 60 del 20 de marzo de 2019a. Disponible en: https://anup.org.br/legislacao/portaria-no-60-de-20-de-marco-de-2019/ [10 de septiembre de 2020].
BRASIL. Ministerio de Educación. Consejo Nacional de Educación. Dictamen CNE/CES n.º 79/2002 del 12 de marzo de 2002. Consulta sobre titulación de programa máster profesional. Disponible en: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2002/pces079_02.pdf [10 de septiembre 2020].
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal. 2016.
BRITO, J E. Desafios e perspectivas da metodologia de pesquisa num curso de mestrado profissional, Educação em Revista: Belo Horizonte, v.36, e223613, 2020.
CASTORIADIS, C. Sujeito e Verdade no Mundo Social e Histórico. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2007.
_______________, C. As encruzilhadas do labirinto III: o mundo fragmentado. Tradução de Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1992.
_______________, C. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1982.
COSTA, D.; GHISLENI, A C. A Pesquisa-Intervenção no Mestrado Profissional e suas possibilidades Metodológicas, Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e79785, 2021 15, 2021.
FERREIRA, N. As pesquisas denominadas “ESTADO DA ARTE”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, agosto. 2002.
FICHER, T. Documentos e Debates: Documento - Sobre Maestria, Profissionalização e Artesanato Intelectual Disponível em: http://www.anpad.org.br/rac. RAC, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 353-359, Mar./Abr. 2010.
FICHER, T. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-graduação, v. 2, n. 4, p. 24-29, jul 2005. Disponível em: zhttp://www2.CAPES.gov.br/rbpg/portal/conteudo/10/Sumario_n4.htm> Acesso em: 15 set.
-Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2020.
FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes. 1980.
GONZAGA, G. R.; PAIVA; D. C.; EICHLE, M. L. Desafios e perspectivas atuais na formação do professor de química: expectativas sobre o mestrado profissional em química em rede nacional (PROFQUI). Quim. Nova, Vol. 43, No. 4, 493-505. 2020.
MALHEIROS, T. F, et al. Desafios e aprendizados do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Revista NUPEM: Campo Mourão, v. 12, n. 27, p. 300-318, set./dez. 2020.
SARAIVA, A M; STARLING, C.; OLIVEIRA, J. Pesquisa e Formação Docente no Contexto do Mestrado Profissional em Educação. Revista Devir Educação: Lavras, vol.2, n.4, p.126-148 jul./dez. 2020.
SAVEGNAGO, C, et al. Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ: Santa Maria v. 9 n. 18 Pub. Contínua, p. 1-14. 2020.
SOUSA, M C; ZANON, D. Formação de professores no contexto do mestrado profissional em educação da UFSCar. Revista Devir Educação, Lavras, vol.2, n.4, p.104-125 jul./dez. 2020.
SOUZA, T; BELIZÁRIO, V A; FERREIRA, H. M. Caderno pedagógico como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação: contribuições para a formação docente. Revista Devir Educação: Lavras, vol.5, n2., p.31-48 jul./dez. 2021.
ZWIEREWICZ, M; ZANOL, A, HORN, M. Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional. Revista Devir Educação, Lavras, vol.2, n.4, p.232-250 jul./dez. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.