Gestão do capital humano em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/133Resumen
Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre o significado e a importância do capital humano para as instituições de ensino superior, considerando-as, ao mesmo tempo, instituições sociais e entidades organizacionais. Para tanto, inicialmente se fazem algumas considerações essenciais para a melhor compreensão do significado de instituição social para a organização universitária. Ainda, o artigo visa a contribuir para a ampliação e o aprofundamento das discussões ligadas ao aproveitamento estratégico do capital humano existente nas instituições de ensino superior.
Palavras-chaves: Capital Humano; Educação; Gestão; Instituição; Organização.
Abstract
This article aims to contribute in bringing about the sense perception and the significance of the human capital within higher education institutions, at the same time, considering them as social institutions and organizational entities. Having this in mind, to begin with, some core considerations are made, to get a better understanding of what is meant by social institution for a university organization. The article also aims to provide concepts about amplifying and deepening the discussions dealing with the strategic good use of the human capital alive within the higher educative institutions.
Key-words: Education; Human capital; Institution; Management; Organization.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.