Experiências Docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: possíveis marcas na constituição das professoras

Autores/as

  • Cristiane Camargo Gimenes
  • Doris Bittencourt Almeida Faculdade de Educação/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/1492

Palabras clave:

Formação Docente, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Docência Compartilhada

Resumen

O trabalho aborda a formação docente e seus entrelaçamentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID. A partir das narrativas de bolsistas egressas, a investigação analisa as possíveis marcas da  formação vivenciadas no PIBID Pedagogia/UFRGS. Os resultados da pesquisa indicam que o Projeto deixou marcas na formação dessas professoras, entre elas, o desenvolvimento da autonomia e a docência compartilhada como um apoio e reconhecimento da eficiência dessa prática em sala de aula.

Biografía del autor/a

Doris Bittencourt Almeida, Faculdade de Educação/UFRGS

Doutora em Educação, Professora da Faculdade de Educação (PPGEDU/FACED/UFRGS)

Publicado

2014-09-04

Número

Sección

Artigos