Recorte da experiência psicopedagógica clínica: Possibilidades de aplicação do inventário portage operacionalizado com sujeito com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.18316/1716Palabras clave:
Psicopedagogia Clínica, Transtorno do Espectro Autista, Inventário Portage OperacionalizadoResumen
A dinamicidade da sociedade atual faz emergir mudanças sociais, econômicas e culturais. Com isso, o problema do fracasso escolar se destaca nas escolas, implicando na busca de profissionais capacitados a atuarem neste cenário. Então, com o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica clínica em uma abordagem sistêmica, se busca investigar novas possibilidades de instrumentos de avaliação da aprendizagem, onde se destaca o Inventário Portage Operacionalizado (IPO). Desta forma, objetiva-se elucidar-se se por meio da utilização do IPO seria possível promover a estimulação precoce, em uma abordagem psicopedagógica sistêmica, com sujeito acometido por um Transtorno do Espectro Autista. Assim, fez-se um recorte da experiência psicopedagógica clínica, tendo como metodologia a abordagem qualitativa no âmbito de estudo de caso. No que tange a amostragem, delimitou-se um sujeito do sexo masculino, com idade de 2 anos, atendido semanalmente em uma clínica privada. Ao final, evidenciaram-se resultados satisfatórios com a utilização do instrumento IPO na abordagem psicopedagógica sistêmica, junto à perspectiva de estimulação precoce.Descargas
Publicado
2015-04-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.