A alteridade e a relação pedagógica no pensamento de Enrique Dussel

Autores/as

  • Luís Carlos Dalla Rosa La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/186

Palabras clave:

Alteridade, Ética, Educação

Resumen

O artigo aborda a noção de alteridade em Enrique Dussel, procurando acentuar um parâmetro ético que implica a reflexão e a prática educativa. Além de recuperar a origem da Ética da Libertação, o texto explicita a dimensão pedagógica que ali se apresenta. Verifica-se a decisiva presença do pensamento do filósofo Lévinas, a partir do qual emerge o rosto do outro latino-americano enquanto critério ético. No encontro com o pensamento lévinasiano, lido a partir da realidade dos excluídos, Dussel propõe a pedagógica ética como um dos principais momentos da Filosofia da Libertação.

Palavras-chave: Alteridade; Ética; Educação.

Abstract

The article explores the notion of otherness in Enrique Dussel, trying to emphasize an ethical parameter that implies the educative and practical reflection. Besides recovering the origin of the Release Ethics, the text explicit the pedagogical dimension that is presented there. It is verified the decisive presence of the thought of the philosopher Lévinas, from which emerges the face of the other Latin American while ethical criterion. In the encounter with the levinasian thought, read from the reality of the excluded ones, Dussel considers the pedagogical ethics as one of the main moments of the Release Philosophy.

Key words: Otherness; Ethics; Education.

Biografía del autor/a

Luís Carlos Dalla Rosa, La Salle

Diretor da Escola de Ensino Fundamental La Salle Pão dos Pobres (Porto Alegre).

Número

Sección

Artigos