A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
DOI:
https://doi.org/10.18316/188Palabras clave:
Inclusão Digital, Projetos de Aprendizagem, Aprendizagem em rede, Informática na Educação, Paradigma Educacional ConstrutivistaResumen
Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres.
Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista.
Abstract
In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students. To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010.
Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm.Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.