A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?

Autores/as

  • Anuar Daian de Morais
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/188

Palabras clave:

Inclusão Digital, Projetos de Aprendizagem, Aprendizagem em rede, Informática na Educação, Paradigma Educacional Construtivista

Resumen

Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres.

Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista.

Abstract

In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students.  To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010.

Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm.

Biografía del autor/a

Anuar Daian de Morais

Doutorando do curso de Pós-Graduação em Informática na Educação  PGIE/UFRGS e pesquisador do Laboratório de Estudos Cognitivos LEC/UFRGS.

Léa da Cruz Fagundes, UFRGS

Coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos(LEC/UFRGS) e assessora do Ministério de Educação.

Número

Sección

Artigos