O ensino de gênero na universidade: diretrizes ou militância?
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.6Palabras clave:
Ensino de Gênero, Teatro, Educação.Resumen
Os dados oficiais dão conta de que as políticas públicas de gênero efetivaram-se no Brasil a partir de 2003. No Rio Grande do Sul, tem sido o atual governo o mais atuante e que provocou maiores mudanças nessa área. Como docentes do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Torres e militantes no enfrentamento das diferenças de gênero, decidimos investigar o que tem sido feito no âmbito do ensino de gênero nas universidades. Questionamo-nos sobre as diretrizes da educação, e o quanto elas contemplam a discussão e reflexão sobre o tema gênero entre alunos e alunas de cursos superiores. Nossa intenção, com este trabalho, é ir além da investigação, pensando estratégias para que o ensino de gênero nas universidades seja uma realidade possível e que promova a dialogicidade do espaço acadêmico com o espaço social comunitário. Diálogo este que se propõe através do Projeto de Extensão Universitária Cinderela Está Tendo Ideias, que utiliza o teatro como ferramenta para o ensino e discussão de gênero entre alunos, alunas e comunidade. Ao longo do trabalho, apresentamos o projeto e fazemos a discussão desta matéria através de uma pesquisa-ação, amparada pelas Teorias de Gênero e da Psicologia Social Histórico-Crítica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.