Avaliação de desempenho dos docentes no Ensino Superior

Autores/as

  • João Henrique Martinez
  • Fernando Ribeiro Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.18316/280

Palabras clave:

avaliação de qualidade, educação, ensino superior, missão

Resumen

Este trabalho é o resultado do estudo efectuado com o intuito de encontrar uma ferramenta, que permita efectivamente avaliar o desempenho docente no ensino superior. Tendo como base de referência a legislação existente, as práticas desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino superior enquanto avaliação interna, e o processo em vigor de desenvolvimento da avaliação externa. Neste contexto o modelo de orientação para o processamento de avaliação de desempenho dos professores do ensino superior agora apresentado, pretende promover a reflexão sobre o paradigma da avaliação do desempenho dos docentes e o cumprimento da missão dos estabelecimentos de ensino superior. Com este objectivo, numa primeira parte é efectuado um enquadramento teórico, sustentado em estudos realizados por diferentes autores publicados, pela legislação adoptada e aprovada pela tutela e pelo resultado do estudo efectuado anteriormente, relativamente ao processo de avaliação de qualidade do ensino superior. Na segunda parte é apresentado o modelo definido, como ferramenta experimental para orientar o processamento de avaliação de desempenho dos docentes no ensino superior e que servirá de base para a criação de um questionário que será submetido a docentes do ensino superior, para determinar o grau de concordância.

Palavras chave: avaliação de qualidade; educação; ensino superior; missão

Biografía del autor/a

João Henrique Martinez

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle.

Publicado

2012-03-20

Número

Sección

Artigos