Avaliação de desempenho dos docentes no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/280Palabras clave:
avaliação de qualidade, educação, ensino superior, missãoResumen
Este trabalho é o resultado do estudo efectuado com o intuito de encontrar uma ferramenta, que permita efectivamente avaliar o desempenho docente no ensino superior. Tendo como base de referência a legislação existente, as práticas desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino superior enquanto avaliação interna, e o processo em vigor de desenvolvimento da avaliação externa. Neste contexto o modelo de orientação para o processamento de avaliação de desempenho dos professores do ensino superior agora apresentado, pretende promover a reflexão sobre o paradigma da avaliação do desempenho dos docentes e o cumprimento da missão dos estabelecimentos de ensino superior. Com este objectivo, numa primeira parte é efectuado um enquadramento teórico, sustentado em estudos realizados por diferentes autores publicados, pela legislação adoptada e aprovada pela tutela e pelo resultado do estudo efectuado anteriormente, relativamente ao processo de avaliação de qualidade do ensino superior. Na segunda parte é apresentado o modelo definido, como ferramenta experimental para orientar o processamento de avaliação de desempenho dos docentes no ensino superior e que servirá de base para a criação de um questionário que será submetido a docentes do ensino superior, para determinar o grau de concordância.
Palavras chave: avaliação de qualidade; educação; ensino superior; missãoDescargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.