Jornada do herói nos quadrinhos: o leitor e a leitura no processo de autodescoberta e conhecimento

Autores/as

  • André Roberto Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3279

Palabras clave:

Jornada do Herói, Quadrinhos, Leitor, Leitura, Narrativa, Conhecimento.

Resumen

Histórias em quadrinhos flertam com a realidade e oferecem parâmetros para que novos conhecimentos e informações sejam adquiridos. Através da revisão teórica e estudos em comunicação e cultura, busca-se resposta para o pressuposto de que este tipo de leitura possibilita crescimento crítico social e representa importante ferramenta de incentivo à leitura. Aliado a isto, há os estudos do mitólogo Joseph Campbell e sua jornada do herói, no o qual o leitor atravessa um processo de autodescoberta, em que cada indivíduo enfrenta desafios para adquirir valores morais mais elevados.

Biografía del autor/a

André Roberto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Artes Visuais - Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura - FABEC. Designer Gráfico na Faculdade de Informação e Comunicação - FIC/UFG. Tem experiência na área de Design, Publicidade e Propaganda, trabalhou como Diretor de Arte em agências de propaganda, com ênfase em design gráfico, comunicação visual, criação de marcas, identidades visuais, embalagens, campanhas publicitárias, livros, capas de CD´s e sites, entre outros.

Publicado

2017-04-26

Número

Sección

Dossiê