Reflexões sobre a leitura de histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics e as estratégias de resiliência: relevância e desdobramentos

Autores/as

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3288

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos, Leitores, Resiliência, Coping.

Resumen

O presente artigo apresenta os conceitos de resiliência e coping, presentes no campo da psicologia positiva, em consonância com conteúdos relatados por leitores de histórias em quadrinhos de super-heróis da cidade de Belo Horizonte – MG. O objetivo do estudo é o de analisar experiências do leitor quanto a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis, tendo por base os preceitos e as estratégias da resiliência e do coping. A correlação se torna possível através dos exemplos citados pelos leitores, os quais apontam pelo menos um conhecimento obtido através dessa leitura e posterior aplicação do mesmo em suas vidas, o qual lhes permite, quando associado a pelo menos uma das subescalas de coping, um meio para superar uma dificuldade ou evento estressante de sua vida, até onde isso for possível.

Biografía del autor/a

Rubem Borges Teixeira Ramos, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), especialização em Gestão Estratégica da Informação (2005) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é Professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de usos e usuários da informação, informação, cultura e sociedade, comportamento informacional, competência informacional, histórias em quadrinhos, super-heróis, leitores, leitura e obtenção de conhecimento por meio da leitura de meios de comunicação de massa. Tem experiência também como professor, pois lecionou inglês para cursos de idiomas por vários anos.

Publicado

2017-04-26

Número

Sección

Dossiê