Educação em direitos humanos: discursos, possibilidades e desafios curriculares

Autores/as

  • Zelania Carmo Silva
  • Benedito Eugenio

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i41.5161

Palabras clave:

Educação em direitos humanos, currículo, cidadania

Resumen

Neste artigo discutimos acerca da importância dos direitos humanos para a educação. Destacamos o papel dos processos educacionais na defesa e garantia destes direitos. A metodologia empregada é qualitativa do tipo bibliográfica. Revisitamos alguns autores que tem se dedicado ao estudo da temática e apontamos para a importância do fortalecimento de estudos acerca do papel e do lugar ocupado pela educação em direitos humanos no currículo das instituições educacionais, considerando as possibilidades e desafios para a implementação de um currículo que esteja a serviço do fortalecimento da democracia e da emancipação das classes populares.

Biografía del autor/a

Zelania Carmo Silva

Graduada em Pedagogia (UESB). Professora da Rede Municipal de Itapetinga e Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual da Bahia. Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/UESB).

Benedito Eugenio

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

Publicado

2019-08-22

Número

Sección

Artigos