Autonomia e identidade universitária: crises e desafios na sociedade do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i44.6255

Palabras clave:

Autonomia universitária, identidade universitária, mercadorização da educação, financiamento estatal

Resumen

Propõe-se a discutir as transformações pelas quais a universidade brasileira, especialmente pública, passou em busca de construir sua identidade e alcançar autonomia. Considerando a atualidade da temática e as novas tendências no âmbito internacional relativas à sociedade do conhecimento, este trabalho objetiva demonstrar as crises que as instituições de ensino enfrentam quando privadas de sua autonomia. A revisão bibliográfica foi a metodologia utilizada, bem como a análise de legislação.

Biografía del autor/a

Carolina Di Assis, UnB/IF Goiano

Mestranda em Direito, na linha "Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade" (UnB, 2019-). Especialista em Docência Universitária (PUC-GO, 2014). Bacharel em Direito (UFG, 2018). Licenciada em Letras-Português (UFG, 2011). Servidora efetiva do IF Goiano - Campus Trindade.

Publicado

2020-08-05

Número

Sección

Artigos