Concepções sobre Administração Escolar nas décadas de 1960 e 1970 na literatura pedagógica brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.7793

Palabras clave:

Administração escolar, grupos escolares, diretoras

Resumen

Artigo decorrente da pesquisa Memórias de Diretoras: práticas administrativas no cotidiano dos Grupos Escolares do Maranhão (1960-1970). Um dos objetivos era compreender as práticas construídas pelas diretoras dos grupos. A metodologia privilegia a memória de diretoras, entendida por meio da História Oral. Ao lado disso, analisamos os livros Princípios e normas de administração escolar, cujo autor é Ruy de Ayres Bello; e Organização e administração escolar: curso básico, de Lourenço Filho, a fim de compará-las aos discursos das entrevistadas.

 

Biografía del autor/a

Maria das Dores Cardoso Frazão, Universidade Federal do Maranhão (docente).

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão; Mestra em Educação pela UFMA e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2021-11-11

Número

Sección

Artigos