Carência da formação profissional no sudeste paraense: onde estão as metodologias ativas?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i47.8136

Palabras clave:

Formação continuada, metodologia ativa, valorização do professor

Resumen

Em 2019, professores brasileiros, participaram de dois meses de formação no Canadá. A motivação e a preparação para o trabalho são uma constante na educação daquele país. Mais do que estudar o sistema canadense, descobriu-se o próprio sistema brasileiro, tendo em vista que os professores trabalham sob a mesma legislação, mas viram muitas diferenças quanto à formação, gestão e avaliação. A temática das Metodologias Ativas é desconhecida, principalmente por uma ausência da formação continuada em serviço na rede. Garantir intercâmbios multiculturais e momentos coletivos de aprendizado é importante. Possibilita a motivação docente e o sucesso dos alunos, além de promover a qualificação cotidiana dos professores.

Biografía del autor/a

Danielle Vale, Secretaria Estadual de Educação do Pará

Profa de Educação Física, Mestra em Ciências da Motricidade Humana, professora da rede estadual de ensino do Pará

Tania Menezes Vale, Universidade Federal do Pará

Especialista em Informática educativa, técnica na Universidade Federal do Pará

Ana Katia Costa Silva, Universidade de Brasília

Especialista em Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais, SEDUC/DF; aluna do curso de Mestrado em Educação da UNB

João Duarte, London District Catholic School Board, Ontario

Especialista em English as Second Language and Literature, London District Catholic School Board, Ontario, Canadá

Publicado

2021-11-11

Número

Sección

Artigos