Pedagogia da Alternância e a formação dos trabalhadores camponeses
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i46.8284Palabras clave:
Pedagogia da alternância, camponeses, educação do campoResumen
A Pedagogia da Alternância tem se constituído como uma importante estratégia para assegurar a formação dos trabalhadores do campo. Apesar de todos os desafios que esta experiência enfrenta, seu horizonte é ampliação das dimensões que colocam em perspectiva a materialidade da vida dos sujeitos sociais que garantem sua concretude. Neste texto objetivamos apresentar uma delimitação teórico conceitual da Pedagogia da Alternância e descrever sobre seus principais instrumentos metodológicos.Citas
ARAÚJO, Sandra Regina Magalhães. A Alternância na formação do jovem do campo: o caso da escola Família Agrícola de Angical (BA). In. Educação na Alternância: cidadania, e inclusão Social no Meio Rural Brasileiro. (orgs). Oliveira, ADÃO, Francisco de e NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. – Goiânia: Ed. Da UCG, 2007. 162 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos EFA no mundo. Belo Horizonte: O lutador/AIDEFA, 2010.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
______. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e Orientação. I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Anais... Salvador, 03 a 05 nov. 1999.
GIORIO G., LAZZARI F., MERLER A. (cur.). Dal micro al macro. Percorsi socio-comunitari e processi di socializzazione. Cedam, Padova, 1999.
SANS H. M., INÉS A. y DAVID B. (2002). “Preparación para el desarrollo local en el medio rural. Un análisis de herramientas pedagógicas y de gestión en las escuelas de alternancia en Provincia de Buenos Aires”.Trabajo presentado en el simposio Organización de la Educación para el Trabajo, en el marco de las VII Jornadas de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Jujuy.
MOVIMENTO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO, 2021. Pedagogia da Alternância. Disponível em:< https://www.mepes.org.br/pedagogia-da-alternancia> Acesso em 22 de fevereiro de 2021.
RODRIGUES, João Assis. Práticas discursivas de reprodução e diferenciação na Pedagogia da Alternância. Tese de Doutorado em Educação. UFES, Vitória, 2008. 190p.
SAVIANI, Dermeval. Apresentação para Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil, de NOSELLA, Paolo. Vitória: EDUFES, 2012, 23.
SILVA, L. H. da. As representações sociais da relação educativa escola família no universo das experiências brasileiras em formação em alternância. 2000. 283p. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.