Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576

Palabras clave:

Temas transversais, formação de professores, matemática, educação cidadã

Resumen

Este trabalho aborda os Temas Transversais na formação de professores e apresenta uma ação formativa de inserção de componentes curriculares com temática transversal em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade pública brasileira. Também é feita uma análise das impressões dos participantes sobre a ação desenvolvida, com resultados que indicam que a formação em temas transversais nos cursos de licenciatura pode impactar não apenas na formação pessoal e cidadã de cada licenciando, mas também na formação de seus futuros alunos.

Biografía del autor/a

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós doutor em educação pela Unicamp, doutor em educação pela UFMG, professor do departamento de Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, ambos da UFOP

Wenderson Marques Frreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Associado do
Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Professor do Mestrado Profissional
em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

Publicado

2022-05-10

Número

Sección

Relatos de experiência profissional