Vítimas ou revoltados: uma leitura queer do Currículo Base do Território Catarinense
Palavras-chave:
teoria queer, currículo, análise do discursoResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento e problematiza o Currículo Base do Território Catarinense, referente aos anos finais do ensino fundamental em seus discursos sobre a sexualidade. Aposta no pós-estruturalismo com Foucault, 1969; Silva, 2011; Corazza, 2001; Louro, 2004 e Butler, 2019 e destaca, com a teoria queer, o discurso do currículo em dois eixos: vítimas da LGBTfobia ou participantes de movimentos sociais.
Referências
ARRUDA, Bruna B.; CAMPOS, Rosania. Igualdade de gênero na BNCC para a educação infantil. Revista Profissão Docente, v. 23, n. 48, p. 1-27, 2023. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1509
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 13 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2023.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discurssivos do "sexo". Crocodilo: São Paulo. Novembro, 2019.
CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
FOUCAULT, MIchel. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no College de France. Pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola: 1996.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MINISTÉRIO da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12 ago. 2023.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente, séculos XVIII - XXI: do monumento aos valores. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado de Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: Secretaria do Estado de Educação, 2019. Disponível em: https://uaw.com.br/pagflip/pdf.php?pag=portifolio&cod=35. Acesso em: 12 ago. 2023.
SANTA CATARINA. Lei Complementar nº 170, de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Florianópolis: Assembleia Legislativa de Santa Catarina, 1998. Disponível em: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/1998/170_1998_lei_complementar.html. Acesso em 12 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.