Trajes Forenses: uma análise da utilização de vestes jurídicas por meio da teoria de poder do discurso de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i45.7599Palavras-chave:
Moda, direito, Foucault, poder, discursoResumo
O presente artigo visa observar a relação das vestimentas utilizadas nos ambientes jurídicos e em como elas perpetuam uma narrativa de dominação e de exclusão que apenas dificulta a prática do verdadeiro objetivo da justiça: A tentativa de resolução dos anseios dos cidadãos. Como ferramenta de pesquisa se utiliza os estudos de Foucault, numa metodologia jurídico-sociológica para refletir como de fato a moda implica em mais uma barreira, em um sistema já tão branco, patriarcal e classista, no acesso à justiça. Em um primeiro momento se observa a moda como discurso, apresentando então uma breve análise das teorias de Foucault para então demonstrar a relação entre Moda e Direito. Conclui-se então pôr como a Moda pode funcionar como ferramenta de manutenção de uma estrutura de poder já violenta e como empecilho para acesso à justiça.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.