Fechamento de Escolas no Campo: Negação do Direito à Educação

Autores

  • Maxwel Queiroz do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Luciélio Marinho da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria do Socorro Xavier Batista Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10094

Palavras-chave:

Educação no Campo, Escola no Campo, Fechamento de Escola, Multisseriação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões resultantes de uma pesquisa que tinha como objeto o fechamento de escolas no campo, entendido como negação do direito à educação a esses povos, cujo objetivo foi identificar as causas e implicações do fechamento de escolas no campo no município de Mari-Paraíba. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, numa linha epistemológica crítica, que se efetivou a partir das estratégias metodológicas de análise de documentos que regulamentam o funcionamento das escolas no campo, e entrevista semiestruturada com educadores e gestores das referidas escolas e com dois funcionários da secretaria municipal de educação. Destacamos como resultados: uma evolução constante no esvaziamento das áreas rurais no município de Mari, e um investimento despendido pelo poder público que privilegia o fechamento de escolas no campo e nucleação em escolas polos, com o consequente deslocamento dos estudantes. Entre os argumentos utilizados pelo poder público, gestores e professores para o fechamento das escolas, apareceu, com maior evidência, a multisseriação como sendo um dos impeditivos para um aproveitamento pleno do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Maxwel Queiroz do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa

Luciélio Marinho da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - PPGE/UFPB, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona/Espanha. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil.

Maria do Socorro Xavier Batista, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Titular do Departamento de Educação do Campo do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba/Brasil.

 

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Publicado

2024-06-07

Edição

Seção

Artigos