A subjetividade social da escola

do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10790

Palavras-chave:

Escola, subjetividade social, pandemia

Resumo

 Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos.

Biografia do Autor

Telma Silva Santana Lopes, Universidade Nacional de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002). É Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação da UFG. É Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2017). Atualmente é estudante do Curso de Doutorado também pela Universidade de Brasília. Professora aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É integrante, como estudante, dos Grupos de Estudos: Desenvolvimento Subjetivo em Contextos Educativos - GEDESU e do Grupo da Subjetividade fundado por González Rey. Temas de interesse: educação, inclusão, dificuldades de aprendizagem e subjetividade.

Maristela Rossato, Universidade Nacional de Brasília

 Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre Reiki, com formações em práticas integrativas complementares. Atua nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem, por meio de referenciais teóricos da subjetividade e complexidade, possuindo como principais temáticas de interesse: espiritualidade e religiosidade; aprendizagem escolar; formação profissional. Atualmente é uma das coordenadoras do Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano - LabNEDH, líder do grupo de pesquisa CNPQ Desenvolvimento Subjetivo no contexto escolar" e vice-líder do grupo CNPQ "Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano". Foi coordenadora do GT-ANPEPP Subjetividade, Ensino e Aprendizagem. É professora Associada da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Membro e vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

Referências

Referências

ARAÚJO, M. S.; OLIVEIRA, D. P.; TRINDADE, R. A. C.; NICOLAU, G. S. A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente. Práxis Educativa, 16, e2116610, 1-20, 2021 Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa

BAADE, J. H.; GABIEC, C. E.; CARNEIRO, F. K.; MICHELUZZ, S. C. P.; MEYER, P A. R. Professores da educação básica no Brasil em tempos de Covid-19. Holos. 36(5), 1-17, 2020 https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910

BARBOSA, I. G.; SOARES, M. A. Educação Infantil e Pobreza Infantil em Tempos de Pandemia no Brasil: existirá um “Novo Normal”? Zero-a-Seis, 23(Especial), 35-57, 2021,DOI:https://doi.org/10.5007/19804512.2021.e79044.file:///C:/Users/User/Downloads/79044-Texto%20do%20Artigo%20em%20Submiss%C3%A3o-287973-1-10-20210121.pdf

BECKER, G.; CASALI, J. C.; IUCHNO, L. Z.; ROZA, B. M. Educação em Tempos de Covid-19: Uma Reflexão Sobre a Necessária Resiliência e Auto eficácia dos Professores Durante a Pandemia. In: Negreiros, F. & Ferreira, B. O. (Orgs.). (2021). Onde está a psicologia escolar na pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural. E-book. DOI: 0.31560/pimenta cultural/2021.441.

BRASIL. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 16 out. 1996. Disponível em: Conselho Nacional de Saúde - Pagina Inicial (saude.gov.br): Acesso em: 20 julho. 2020.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Disponível em Conselho Nacional de Saúde - Pagina Inicial (saude.gov.br): Acesso em: 20 julho 2020.

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em Conselho Nacional de Saúde - Pagina Inicial (saude.gov.br): Acesso em: 20 julho 2020

CRUZ, S. H. V.; MARTINS, C. A.; CRUZ, R. C. A. A Educação Infantil e Demandas Postas Pela Pandemia: Intersetorialidade, Identidade e Condições Para o Retorno às Atividades Presenciais. Zero-a-Seis, 23(Especial), 147-174, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79003

FACCI, M. G. D.; ANACHE, A. A.; FERREIRA, T. L. Professores Trabalham? Reflexões da Psicologia Escolar e Educacional Sobre o Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. In: Negreiros, F., & Ferreira, B. O. (Org.). Onde está a psicologia escolar na pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural. E-book. DOI: 10.31560/pimenta cultural/2021.441.

FRANCO, Z. G. E.; NOGUEIRA, E. M. L.; PRATA, W. A. Educação Infantil em Contexto Amazônico: Experiências em Tempos de Pandemia. Zero-a-Seis, 23(Especial), 244-268, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78988

GONZÁLEZ REY, F. L. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos desafios. São Paulo: Editora pioneira Thomson Learning, 2002.

GONZÁLEZ REY, F. L. Subjetividade, complexidade e pesquisa em Psicologia. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ REY, F. L. Pesquisa Qualitativa e subjetividade- os processos de construção das informações. São Paulo, Ed. Thomson, 2005b.

GONZÁLEZ REY, F. L. O social como produção subjetiva: superando a dicotomia indivíduo-sociedade numa perspectiva cultural-histórica. Ecos. 2(2). 168-185, 2012.

GONZÁLEZ REY, F. L. O social na psicologia e a psicologia no social: a emergência do sujeito. 3.ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2012b.

GONZÁLEZ REY. L. F.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade, Teoria, Epistemologia e Método. Campinas, São Paulo, Editora Alínea, 2017b.

GONZÁLEZ REY. L. F. A Epistemologia Qualitativa vinte anos depois. IN.: MITJÁNS MARTÍNEZ. A.; GONZÁLEZ REY, L. F.; PUENTES, R. V. (2019) (Org.). Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: Discussões sobre educação e Saúde. Uberlândia: EDUFU.MG., 2019.

HAGE, S. A.; SENA, I. P. F. S. Direito à Educação na Pandemia: Defender a vida e não as prescrições curriculares da BNCC. Revista Espaço do Currículo, 14(2), 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983- 1579.2021v14n2.58060.

HODGES, CHARLES B.; MOORE, STEPHANIE; LOCKEE, BARBARA B.; TRUST, TORREY; BOND, M. AARON. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, 2020. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Consulta janeiro, 2023.

LIMA, M. M. P. (2021). O Ensinar e o Aprender na Configuração Subjetiva do “ser” professor em tempos de pandemia da COVID-19. (Dissertação de Mestrado). Universidade Brasília, Brasília, DF, Brasil.

LIMA, S. S.; SOUZA, S. A. V.; CUNHA, J. N. F.; DARSIE, M. M. P. Relações da comunidade acadêmica do IFMT com as mídias digitais em tempos de pandemia. Revista Prática Docente 6(1) 2021.e005. file:///C:/Users/User/Downloads/950-Texto%20do%20artigo-4736-1-10-20210303.pdf

MARTINS, L. R. R. Implicações da subjetividade social da escola na institucionalização de políticas públicas no ensino fundamental. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2015.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade social: desafios de um conceito. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; TACCA, M.C.V.R.; PUENTES, R. V. (Org.). Teoria da Subjetividade; discussões teóricas e metodológicas e implicações na prática profissional. 1 ed. Campinas, SP: Alínea, 2020.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A; GONZÁLEZ REY, L. F. A preparação para o exercício da profissão docente: contribuições da Teoria da Subjetividade. In: Autor 2, M.; PERES, V. L. A. (Org.). (2019). Formação de Educadores e Psicólogos: Contribuições e desafios da subjetividade na perspectiva cultural-histórica. 1 ed. Curitiba: Ed. Appris, 2019.

PALUDO, E. F. Os Desafios da Docência em Tempos de Pandemia. Em Tese, 17(2), 44-53, 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44

RAD CAMAYD, Y.; ESPINOZA FREIRE, E. E. Covid-19 um desafio para a educação básica. Revista Conrado, 17(78), 145-152, 2021. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000100145

SANTOS, T. C. Protagonismo na Cultura Digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 2020.

SAVIANI, D.; MARSÍGLIA, A. C. G. Educação na Pandemia: a “falácia” do ensino remoto. COVID-19. Trabalho e saúde docente. In: ANDES-SN. Universidade e Sociedade 67. Pandemia da Covid-19 - Trabalho e saúde docente. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/revista_us_67_web. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, F.B.M.R.; AUTOR 2.; AUTOR 1. Desafios profissionais da equipe especializada de apoio à aprendizagem frente à pandemia da COVID-19. Revista Olhares & Trilhas |Uberlândia | vol.23, n.3 |jul. - set. /2021, p.1033-1053, ISSN 1983-3857

Downloads

Publicado

2024-04-09

Edição

Seção

Artigos